Desperdício alimentar

Li um post do Ecoblogs sobre o desperdício de alimentos e me identifiquei com essa situação que, certamente, várias pessoas também vivenciam diariamente.

“Perdemos até 30% dos alimentos que compramos. Além de ser um grande desperdício de dinheiro,  gera um impacto negativo sobre o meio ambiente. Toda vez que jogamos comida no lixo,  estamos descartando as já escassas quantidades de recursos naturais, energia e água utilizadas para produzir, processar, armazenar, guardar, transportar e cozinhar os alimentos.

Grande parte do desperdício de alimentos em nossas cozinhas são consequência de compras sem um planejamento eficiente, de armazenamento inadequado, de preparo desorganizado e em excesso e de descarte irresponsável dos resíduos. Precisamos ser mais conscientes em relação ao que fazer com os resíduos na cozinha e repensar a nossa forma de fazer compras”.

Como reduzir o desperdício de alimentos

Seguindo alguns passos, que podem se incorporados na rotina diária de quem prepara refeições, fica mais fácil compreender todo o processo, desde a produção do que é consumido, até o descarte final desses itens.

  • Antes de ir às compras: planeje suas lista para comprar apenas o que precisa ser reposto. Pense no que será consumido nos próximos dias, inclusive com a quantidade que será utilizada;
  • Durante as compras: dê preferência aos alimentos orgânicos e que apresentem selos de certificação. Ao comprar peixe, escolha espécies que não estejam ameaçadas, conforme descrito no guia para consumo de peixe, do blog Faça a Sua Parte. Verifique as datas de validade para que o consumo do produto seja feito dentro do prazo. Dê preferência aos alimentos a granel ou prefira aqueles com um mínimo de embalagem para reduzir os resíduos que serão descartados. Leve sempre consigo uma sacola retornável;
  • Após as compras: após abertas as embalagens, mantenha os cereais e alimentos secos em recipientes herméticos de plástico ou vidro, anotando sempre as datas de vencimento para controle dos prazos de validade. A maioria dos legumes mantêm-se frescos na geladeira e se estiverem cortados, os vegetais devem ser armazenados no freezer ou congelador. Remova os legumes, ervas e cogumelos de sacos plástico para evitar que “suem” e estraguem. Os líquidos podem ser congelados em pequenos recipientes ou em uma bandeja de cubos de gelo para serem usados sempre que necessário, ao cozinhar. Após armazenar seus alimentos, lembre-se de lavar suas sacolas de compras reutilizáveis para evitar fungos e bactérias;
  • Durante e após o preparo: prepare a quantidade exata de comida para você e sua família, de acordo com o número de refeições. Procure aproveitar o máximo do alimento, diminuindo a quantidade de resíduos que irão para o lixo. Mantenha pequenas sobras na geladeira ou no congelador para o preparo de refeições rápidas. Se não for consumir um pão inteiro, divida-o em porções e guarde-as no freezer. O pão dura até 3 meses no freezer, se bem fechado, sem ar no saco ou pote. Os bolos também podem ser congelados, enrolados em película aderente ou papel de alumínio, removendo-se o ar antes do congelamento e podendo ser congelados por cerca de 3 meses;
  • Descarte dos resíduos: providencie uma composteira doméstica para o descarte dos resíduos orgânicos e ainda poder produzir seu próprio adubo. Separe o seu lixo para reciclagem, em recicláveis e não-recicláveis, pois mesmo que na sua região não tenha coleta seletiva, você poderá levá-lo ao posto de coleta mais próximo. Lembrando que a ideia, depois de todas essas dicas, é que você produza cada vez menos resíduos em seu dia-a-dia.

Claro que existem muitos outros passos importantes que podemos seguir para evitar tanto desperdício, mas se cada um fizer a sua parte, podemos reduzir muito através de medidas simples e eficazes.

Fonte: Ecoblogs

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